domingo, 1 de novembro de 2009

FLAUTA DOCE

A Flauta Doce é um instrumento que apesar de poossuído por muitos é compreendido por poucos. Poucas pessoas realmente vão em busca de músicos que façam bom uso do instrumento.
A idéia inicial que nós temos de um instrumento e do nível de qualidade musical que pode se obter dele é criada e ampliada escutando músicas que levem em conta a sua sonoridade peculiar.
Poucos músicos brasileiros utilizam a flauta doce em suas composições. Abaixo uma lista do que eu tenho ouvido ultimamente e espero que vocês se inspirem a escutar.

LOEKI STARDUST QUARTET - Um quarteto de flautas doces holandês. Eles usam vários tipos de flautas doces diferentes (sopranino,soprano,alto,tenor,etc)

DUNKELSCHON -Buscam um som mais "celta", misturando flautas com harpas.

FARALLON RECORDER QUARTET - Eu acho mais legal que o Loeki, outro quarteto de flautas doces.

ENSEMBLE CAPRICE - Outro grupo de flautistas doces.

GORKY'S ZYGOTIC MYNCI - Mistura vocais numa língua muito esquisita, flautas doces e instrumentos mais modernos (tem um som mais pop).

THE GAZETTEERS - Som mais pop também, eu acho legalzinho, eles cantam em inglês. A música Bedroom Community é legal, hehehehehe

BROBDINGNAGIAN BARDS - Esse aqui é bem inspirado em Senhor do Anéis. Música de taverna pra quem gosta de RPG ahahahahaha, escute Hobits dance e começe a dançar feito o Frodo, eles tem um álbum chamado Memories For Middle Earth que é bem legal"

Como a Flauta Doce vem láaaaaaaaaaaa da Idade Média, tem muita música escrita pra ela. Muita @_@. É só procurar que vocês encontram.

FLOGGING MOLLY !!!!!!!!!!!!!!!! Flauta Doce Metal ( chega perto, ahuauhauhauhaua Esses vocês PRECISAM ver!!!!! (Devil's Dancing Floor é o nome da música).

Tem até um CD com as "Quatro Estações" adaptadas pra flauta doce, bem que eu queria comprar depois, mas acho só pedindo de fora.

Quem grava muito essa parte clássica do repertório da flauta doce é a Michala Petri, ela é muito boa flautista. Tem outros, mas gosto dela , só porque acho bonitinho o nome, hehehehehe, a propósito, um compositor de quem vocês vão ouvir falar muito se forem atrás de música erudita pra flauta doce é Telemann.

Já vi até gente tocando duas flautas doces ao mesmo tempo, mas esqueci o nome do cara, é um doído que toca jazz na flauta doce no youtube.

Bom meus alunos, espero ter contribuído pra despertar cada vez mais o desejo de ouvir e tocar a flauta doce.

Abraçãaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaao!

FUI...

Prof. Marco Antônio Rosa

2 comentários:

  1. olá, meu nome é simei, sou de são paulo e musicalizo com a flauta doce embora a maioria das pessoas não consigam e por isto até criticam, mas meus alunos começam a aprender flauta doce e em pouco tempo estão amando a música!!! Com a graça de Deus eu consegui musicalizar cerca de 10 alunos em uma igreja e todos eles estão tocando outros instrumentos na orquestra daigreja, e eu nem tinha me dado conta foi um aluno que me chamou a atenção, dizendo: olhe, para o orquestra, eu e fulano, cicrano etc ( e foi apontando) estão lá porque voce nos ensinou música! Eu sempre fiz isto e é por amor1 Eu musicalizei algumas crianças em uma escola pública e quando intrevistei algumas uma me disse: antes eu queria fazer adminstração, quando coemcei aprender flauta, queria ser professora como voc, agora eu sei o quero: quero trabalhar com música! isto emociona, faz com que continuemos, mesmo tanto adulto9s querendo colocar impeçilho, dizendo que com flauta não dá!!! se eu ocnsigo, qualquer um pode conseguir, porque todo mundo tem capacidade, ´so falta amor. abraços, Simei

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, Paulo pela sua iniciativa, muito interessante o seu relato, fico muito contente em saber que existem pessoas como você, trabalhando pela musicalização de nossas crianças e possíveis futuros músicos, e se não se tornarem músicos, vão ser com certeza excelentes pessoas, que aprenderam a respeitar uns aos outros e tantas coisas boas não é mesmo?
    um abraço

    ResponderExcluir